sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Blog do jovacs2010 -- C O T I D I A N O


Sexta feira, 06 de novembro, o sol está marcando presença na cidade maravilhosa de uma maneira bastante intensa. Indícios de um final de semana de temperatura bastante elevada. Mudando de um polo para outro. Nesta semana o noticiário local da TV Globo denunciou mostrando que funcionários da Prefeitura estacionam suas viaturas em cima da calçada não se importando com o famoso choque de ordem que êles mesmo empregados do órgão cobram de outras pessoas que têm seus carros multados e rebocados. No Largo da Lapa diáriamente amanhece um ou dois carros estacionados sobre a calçada, que é o local apropriado para as pessoas transitarem. Tenho a impressão que deve pertencer a algum privilegiado que se acha no direito de desrespeitar e não ser cobrado.


FLUMINENSE ressurge das cinzas
A frase histórica futebol não tem lógica ou é uma caixinha de segredo passe a valer para o fluminense. O tricolor das Laranjeiras andava cambaleando, ocasiando a demissão de vários técnicos, do dia 7 de outubro para os dias de hoje parece que o técnico tem Tuca sido feliz em suas mexidas na equipe e vem surtindo efeito. Depois da histórica vitória de virada sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão, na noite de ontem jogando no Chile fez mais uma vítima. (A nuvem negra que rondou as Laranjeiras durante boa parte da temporada parece estar se dissipando neste momento decisivo do ano. Sem perder desde o dia 7 de outubro, o Tricolor mostrou personalidade, fez uma grande partida e venceu a Universidad de Chile por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio Santa Laura, em Santiago. O gol foi marcado pelo artilheiro Fred. Com o resultado, o Fluminense passou às semifinais da Copa Sul-Americana e vai disputar a vaga na final contra o Cerro Porteño (PAR), a partir da próxima quarta-feira, em Assunção. (msn/esportes)



Injeção para combater ronco já está sendo testada no Brasil
Medicamento evita vibração do palato durante a passagem de ar, eliminando o ruído
Por Minha Vida

O especialista britânico Hadi Al-Jassim diz ter obtido "resultados excelentes" tratando pacientes que roncam com uma injeção no céu da boca à base de tetradecil sulfato de sódio, substância esclerosante, que endurece a musculatura da boca. O procedimento evita a vibração do palato durante a saída de ar, responsável pelo ruído do ronco. Foram feitos testes com 400 pacientes do hospital Southport and Ormskirk, perto de Manchester, na Inglaterra. O tratamento é eficaz, mas a comunidade médica ainda está tentando determinar a quantidade a ser usada. A Associação Britânica de Ronco e Apneia do Sono previne que, se usada em excesso, a substância pode destroir o tecido da região desnecessariamente; se muito pouco, é ineficiente. No Brasil, os estudos com escleroterapia para tratar ronco ainda são iniciantes, mas já há pesquisas, por exemplo, na Universidade de São Paulo (USP). A técnica tem sido chamada de "injeção roncoplástica". (msn)
 

Acaba em pancadaria lançamento de "Honoráveis Bandidos" em São Luís
SÉRGIO RIPARDO
colaboração para a Livraria da Folha
Terminou em tumulto e pancadaria o lançamento do livro "Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney", na sede do Sindicato dos Bancários, em São Luís (MA), na noite de última quarta-feira. A noite de autógrafos de Dória foi marcada para ocorrer na sede do sindicato, porque as livrarias do Maranhão se recusaram a lançar a obra, como antecipou a Livraria da Folha, no mês passado. Segundo o sindicato, estudantes ligados à família Sarney jogaram ovos e uma torta na direção de Dória, em protesto contra o livro. Houve também uma discussão entre os participantes do evento e os manifestantes. Em nota, o Sindicato dos Bancários do Maranhão condenou a violência. "Os atos de vandalismo provocado por 10 a 15 baderneiros, quando da ocasião de lançamento do livro 'Honoráveis Bandidos' do jornalista Palmério Dória, nessa quarta-feira(04/11) em nossa sede, relembra os tristes fatos históricos das décadas de 50 e 60 em nosso Estado, que acreditávamos sucumbidos. Naquela época, prevalecia no Maranhão a lei da força bruta, da intolerância, em que as diferenças eram resolvidas pela pancadaria", citou a nota. (uol)


Norte da África terá o maior projeto de energia renovável do mundo
Um grande passo foi dado na luta contra o aquecimento global. 12 empresas assinaram um acordo para construir, no deserto do Sahara, o maior projeto de energia renovável do mundo que custará cerca de US$555 bilhões. Serão colocados milhares de painéis solares no norte da África, formando uma extensa faixa com o objetivo de fornecer cerca de 15% da demanda de energia da europa com energia limpa. Até agora as empresas que assinaram o acordo são: ABB, ABENGOA Solar, Cevital, DESERTEC Foundation, Deutsche Bank, E.ON, HSH Nordbank, MAN Solar Millennium, Munich Re, M+W Zander, RWE, SCHOTT Solar, and Siemens. O projeto irá ligar várias instalações de energia solar pela costa do norte da África e transmitir grande parte da energia para a Europa. Além disso, usinas de dessalinização serão associadas as instalações solares para levar água fresca às pessoas na África. Apesar de faltarem muitos anos para completar o projeto, o acordo assinado irá unificar forças para o objetivo final. Muito trabalho precisa ser feito, e as empresas e governos precisam trabalhar juntos para superar questões como segurança energética, equidade, justiça social, direitos sobre a água e energia solar e compensação. (uol)



Peixes também sentem dor


Animais sentem medo e sensação consciente de desconforto
Muitos fãs de receitas culinárias preparadas peixes e frutos do mar costumam alardear a idéia popular de que tanto esses animais não sentem dor. Um novo estudo, entretanto, sugere que eles possuem sistemas nervosos mais complexos do que pensávamos e sua consciência das sensações dolorosas pode ser, evolucionariamente, muito mais antiga do que suspeitávamos. Ou seja: eles sofrem quando são feridos e mortos. O pesquisador Joseph Garner, da Universidade de Purdue, na Noruega, que acompanhou peixinhos dourados, mostrou que esses animais experimentam a dor de forma consciente – e não apenas reagem a um reflexo, como quando uma pessoa recolhe o pé depois de pisar em um prego (antes mesmo de estar consciente da sensação). Nesse estudo, os biólogos descobriram que o peixinho dourado que recebia uma injeção de salina e era exposto a um grau doloroso de calor, em um tanque de teste, ficava flutuando em um único ponto quando recolocado em seu próprio tanque. (uol)
Tem matérias que me fascinam pela importância para mim e para o mundo que idealizo, que é como subsidio para professores de Geografia, julgo como fundamental a matéria sobre o deserto africano. E a segunda, é que eu desconhecia que os peixes também sofrem dores etc. Com isso concluo, qu realmente sabemos muito pouco da vida. (jvalentim) Bom final de semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário