terça-feira, 17 de novembro de 2009

BLOG DO JOVACS 2010 - RETRATO DO COTIDIANO


Terça feira, 17 de novembro. O Acre comemora nesta data os 106 anos do Tratado de Petropólis, que resolveu o impasse entre Brasileiros e Bolivianos que, de 6 de agosto de 1902 a 24 de janeiro de 1903 travaram uma batalha denominada Revolução Acreana, o que permitiu o território ser anexado ao Brasil. O atual governador acreano que traçou uma meta de fazer 106 obras importantes em todo estado para marcar a passagem da data está radiante. Como a última obra denominada de nº 106 só será entregue no dia 28, a dupla sertaneja Xitãozinho e Xororó fará um show memorável no município de Senador Guiomard, nesta data para fechar a programação de festejos com chave de ouro.

Juiz de futebol, minha praia


O ano foi 1969, estava não é passando um final de semana ou gozando férias, não tenho certeza. Nesta época costumeiramente toda sexta feira pegava o YS-11 da Cruzeiro do Sul e seguia para Brasiléiaa , no Estado do Acre. Gostava da cidade, foi onde nasci, não pagava diária de hotel nem alimentação, pois me hospedava na casa da minha madrinha de batismo e em terceiro lugar; a conhecida boate do Coqueiro, como era conhecida fazia a diferença. Foi construída à beira do rio Acre, o visual era de um volume dágua que ocupava um canal, separando o Brasil da Bolivia, no caso, Brasiléia de Cobija. A estrada ligando o município à capital, Rio Branco já existia, mas era no barro, para fazer o percurso de carro demorava dois dias. Como ia de avião voltava sempre de carro, porque na segunda feira não tinha avião servindo a região. Em 1969 já trabalhava na Rádio Difusora Acreana, emissora do governo que cobria todo estado e como Xapuri e Brasiléia ficava a uma distância de uns 250 kms o som chegava com melhor qualidade e já era conhecido da comunidade. Nesta semana estava programado um jogo amistoso reunindo as seleções da capital e do município, na hora de começar a partida não tinha árbitro, me convidaram, nunca tinha arbitrado nem briga de galo. Para cooperar lá fui eu, como também jogava pela equipe do Rio Branco futebol clube, na capital entendia não muito, dava para quebrar o galho, mesmo, porque conhecida todos que disputavam o amistoso. Ainda no primeiro tempo fui obrigado a expulsar dois jogadores locais por reclamações e jogo violento. Ai, os ânimos esquentaram eu me vi numa saia justa como dizemos nos dias de hoje. Os jogadores da Seleção de Brasiléia me cercaram queriam que voltasse atrás na minha decisão, falei que a decisão estava tomada e ninguém me faria mudar, a partida estava paralisada e o cerco foi fechando, quando chegou um anjo salvador, Tufi o único filho homem da minha madrinha jogava pela seleção local e, além de ser respeitado pelo nome da família na cidade, tinha um porte físico que o credenciava como bom de porrada. Entrou na confusão e os ânimos foram serenados, fui salvo, para o jogo prosseguir colocaram outro juiz e a seleção de Brasiléia saiu derrotada. Nunca mais quero apitar nem pelada de fundo de quintal.

Jvalentim (Nov/09)
***** As chuvas não estão dando trégua no Rio de Janeiro, são muitos desabrigados e na segunda feira houve desabamento de terra no percurso Rio-Petrópolis. ***** Dona Canô, uma grande personalidade e mãe de Caetano Veloso informou a imprensa que vai pedir desculpas ao presidente Lula, por seu filho tê-lo chamado de analfabeto. as mães estão sempre assumindo a culpa pelos filhos, e Caetano já é tão grandinho.
 

***** E a estudante Geysi da Universidade Bandeirantes continua roubando a cena, depois do polêmico vestido rosa que vestiu para ir a escola e que foi encarado por seus colegas como estravagante, apelativo ao sexo e que culminou com sua expulsão da UNIBAN e por pressão nacional a própria universidade voltou atrás, hoje, a moça estará no Cassete e Planeta. Obs: aqui no Brasil a coisa funciona assim; aconteceu o fato, comoveu a população, a universitária tornou-se centro das atenções. Agora será convidada para pousar nua, vai ganhar uma baba (dinheiro) e alguém mais esperto vai orientá-la a candidatar-se nas próximas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário