quinta-feira, 3 de junho de 2010

Jovacs Blog2010 - Retrato do Dia a Dia

Quinta Feira, 03 de junho de 2010. O tempo continua nublado na Cidade Maravilhosa, o sol alternadamente parece tomar fôlego e ataca, dar o ar da sua graça por alguns minutos, mas, em seguida se retrai, prevalece o céu nublado, o vento que é invisível está soprando, todavia, bastante úmido obrigando as pessoas se abrigarem. Embora já saibamos desde a noite de ontem que a temperatura nesta data de Corpus Christi estaria oscilando entre 15 e 24 graus. Mas, está gostoso de mais como canta o maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos, depois de Luiz Gonzaga, de quem foi pupilo. A previsão era que muitos veículos deixassem a capital Carioca rumo à região dos Lagos, interior e outros Estados. O feriado será longo, pois, os poderes públicos Municipal e Estadual facultaram o expediente nas repartições nesta sexta feira, assim sendo o carioca ganhou 4 dias para curtir. (Jvalentim)

LEMBRANÇA – Entre as minhas recordações, na edição de hoje vou falar de um pedaço do Brasil que concentra uma vegetação tipo Cerrado, uma rica fauna e psicultura, meu foco vai ser Piraputanga, um Distrito do Município de Aquidauana em pleno Pantanal (Centro Oeste).


PIRAPUTANGA está situada a uma distância de 100 kms de Campo Grande, que é a capital do Mato Grosso do Sul e por sugestão de um velho amigo Capixaba (Big Boy), isso foi em 1988. Aproveitando um dia de Domingo, pois estava residindo e trabalhando no Mato Grosso do Sul coloquei a família no Opala e fomos para Piraputanga. De cara adorei a paisagem, pois naquela época o Vilarejo não tinha telefone nas residências, apenas um Orelhão, uma pequena Igreja, e até posso dizer que só tinha duas vias bem definidas. Ocasionalmente, por que estava a procura de um local para tomar uma gelada, o sol estava bastante quente e também um tira-gosto, me deparei com um casal de aposentados que resolveram abandonar o corre-corre da cidade e foi se isolar em Piraputanga que era cortada pela estrada de ferro por onde escoava a produção da região. Ele ex-ferroviário aproveitou sua grana e construiu uma casa que aos poucos foi se transformando em Pousada.

 A grande sala se transformava em um bar caso chegasse uma família, ali se espalhavam algumas mesas e cadeiras, dependendo do número de pessoas, a cervejinha estava sempre gelada e o casal Veloso e Dona Maria dispensavam um tratamento gentil, dificilmente você não voltava a Piraputanga. Me tornei freqüentador do lugar, a tranqüilidade, segurança, hospitalidade, poucos moradores, lindas quedas d’agua, muito peixe o aspecto roça, era tudo que queria. Tinha tudo a ver comigo. Residi em Campo Grande de 1986 a 1990 trabalhando na Sociedade Rádio Difusora de Campo e rádio Guanandi, foram quatro anos maravilhosos, aprendi a gostar da região Centro do Brasil, mas o ciclo acabou no final de 1990 e fui em busca de novas plagas, novidades num território que tudo para mim e minha família era novidade, o Nordeste Brasileiro. De passagem, já fiquei algumas horas em Campo Grande, deu para perceber que muita coisa mudou na cidade, principalmente no Centro da cidade e com certeza, Deus vai me permitir que um dia desse eu tenha a felicidade de ver de perto a obra que construi desde a Torre de Transmissão que foi a Rádio Guanandi. (Jvalentim)

CABALA - Shmuel Lemle – PAUSA - Além dos atributos físicos evidentes, a diferença principal entre os seres humanos e as outras formas de vida é o livre arbítrio. Um cachorro, quando está com fome, come. Um Leão, ao ser atacado, mata. Um coelho foge, ao avistar uma cobra, que é seu predador. Nós, por outro lado, podemos fazer a escolha de não comer mesmo estando com fome, ou de não atacar quando nos sentimos ameaçados. O problema é que isto não é nada fácil. A maior parte do tempo agimos . inconscientemente. Reagimos antes de parar por um momento e pensar. Alguém nos insulta, nós gritamos de volta. Alguém fere nossos sentimentos, ficamos tristes ou deprimidos.Perdemos nosso livre arbítrio e nos tornamos robôs. Onde na sua vida você é como um robô? Pense e se dê uma pausa antes de agir.

FLASHS – Na noite desta quarta feira, o Botafogo depois de estar ganhando do Atlético Paranaense na Arena da baixada por 2 x 0, teve dois jogadores expulsos e foi derrotado por 3 x 2. O Flamengo foi a São Paulo e com um gol de Wagner Love venceu o Palmeiras por 1 x 0. O Fluminense jogando no Maracanã contra o Vitória da Bahia venceu por 2 x 1,é a terceira vitória seguida do tricolor das Laranjeiras. E por incrível que pareça o líder do Campeonato Brasileiro é o Ceará dirigido por PC Gusmão. ##### O jogo tão esperado para ontem era o amistoso entre o Brasil e a seleção do Zimbabue, na cidade de Harare, África. No começo foi difícil, por que os Africanos encararam esse amistoso como o jogo da vida deles, assim ficou ruim para nossa seleção. O adversário disputava as jogadas com gana de ganhar e machucar os atletas brasileiros. Depois de perderem algumas oportunidades foram obrigados a se curvarem diante da supremacia do time de Dunga, o placar final foi de 3 x 0, com gols do lateral Michel Bastos, Robinho e Elano. O selecionado verde e amarelo volta a jogar na próxima segunda feira contra a seleção da Tanzânia, é o último amistoso antes da participação na Copa do Mundo 2010, dia 15 contra a Coreia do Norte. (Jvalentim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário