quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Blog do Jovacs2010 - Retratando o Dia a Dia

21 de janeiro de 2010 – quinta feira – Dia Internacional da religião – vem de onde?



A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religio, mas desconhece-se ao certo que relações estabelece religio com outros vocábulos. Aparentemente no mundo latino anterior ao nascimento do cristianismo, religio referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.

A palavra "religião" foi usada durante séculos no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente. O hinduísmo antigo utilizava a palavra rita que apontava para a ordem cósmica do mundo, com a qual todos os seres deveriam estar harmonizados e que também se referia à correcta execução dos ritos pelos brâmanes. Mais tarde, o termo foi substituído por dharma, termo que atualmente é também usado pelo budismo e que exprime a idéia de uma lei divina e eterna. Rita relaciona-se também com a primeira manifestação humana de um sentimento religioso, a qual surgiu nos períodos Paleolítico e Neolítico, e que se expressava por um vínculo com a Terra e com a Natureza, os ciclos e a fertilidade. Nesse sentido, a adoração à Deusa mãe, à Mãe Terra ou Mãe Cósmica estableceu-se como a primeira religião humana. Em torno desse sentimento formaram-se sociedades matriarcais centradas na figura feminina e suas manifestações [1]. Ainda entre os hindus destaca-se a deusa Kali ou A negra como símbolo desta Mãe cósmica. Cada uma das civilizações antigas representaria a Deusa, com denominações variadas: Têmis (Gregos), Nu Kua (China), Tiamat (Babilônia) e Abismo ,(Bíblia). (Wilkipédia)

A CRÔNICA DE HOJE:



CHICO CORNINHO

É comum no nordeste a palavra Côrno. Eles adoram brincar entre si usando o têrmo, mas nada pejorativo, sempre com aquele respeito. E não fazia muito tempo, a Rede Manchete de televisão havia produzido um documentário focando a cidade de Olinda em Pernambuco, onde existe um bairro denominado Caixa d’água, que mais tarde conheci e pude constatar que muitos homens ali brincam com enormes chifres e até criaram a Associação da categoria.

Eu, ilustre desconhecido no pedaço, tinha acabado de chegar em Pernambuco, l991, embora já estivesse há muitos anos morando distante da minha origem, que é a região norte, não estava acostumado com aquelas brincadeiras, e procurava sempre me esquivar quando queriam mexer comigo.

Aos poucos fui entrando no clima, porque passei a fazer parte da comunidade recifense e como trabalhava na parte da noite na redação e apresentação do Globo no Ar e Seu Redator Chefe na Rádio Globo Recife, conheci um dos personagens do documentário sobre Côrnos, estava ali na minha frente, recepcionista, meu colega de trabalho, Chico Corninho. A partir daquela noite passamos a conversar bastante sobre o assunto quando tínhamos uma folga, dávamos gostosas gargalhadas. Passei a observar que ser ou não ser Côrno, pouco importa, alguns levam na esportiva, brincam até com certas situações.

Para aumentar minha renda sempre que algum réporter entrava de férias, eu já me candidatava para durante o dia fazer reportagens, isto me fortalecia profissionalmente pelos contatos com autoridades e lugares que passei a conhecer. No rádio eu tive uma escola que foi começar a profissão aos 15 anos de idade fazendo teste com um dos maiores profissionais do rádio acreano, Natal Barbosa de Brito e depois passei a escrever para ele ler. E foi a Rádio Difusora Acreana, lá no distante Estado do acre, que me possibilitou aprender a redigir, fazer reportagens, apresentar programas, enfim, fazer de tudo dentro do Rádio.

De 1991 a 1994 fui o coringa da Rádio Globo Recife e todas as noites estávamos juntos , eu cuidando da minha responsabilidade, Chico Corninho, bem magricela e pálido, mas sempre de bom humor, não tinha tempo ruim, sempre com o cuidado de fazer o café para passar a noite acordado e também para servir nosso companheiro Leonardo Bóris, que apartir das 21 horas apresentava uma xérox de um programa romântico que existia na 98 FM do Rio de Janeiro. Mas, como éramos do mesmo sistema, isto não era problema.

Falo do Recife e grande Recife com saudade, pois foi na Rádio Globo que entrevistei ainda pré-candidatos a Presidência da República, como Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, quando partia de Olinda, em Pernambuco para conhecer todo o Brasil. Em outra crônica vou contar mais, pois o foco era o Chico Corninho, terminei roubando a cena.

Rj/abr/2006-04-28
Jovacs/RJ/abr/2006

////// Não sabia por andava o João Buracão, criação do Jornal O Extra e que durante o tempo que sobreviveu infernizou a vida de muitos prefeitos denunciando a existência dos buracos e trabalhando junto com a Comunidade. Hoje ao comprar o matutino carioca me deparei com um novo catador de lixo vai fazer faxina no Rio. E já estava em tempo de surgir um novo boneco cidadão, que, conforme diz a reportagem surgiu do meio do lixo. Prefeitos que se segurem, pois a cobra vai fumar.///// Mas, ainda falando em lixo, a campanha que o Fantástico vem focando aos domingos mostrando os Estados onde a população mais joga lixo nas ruas, está ótima, deve deixar muito dirigente constrangido. Pois já apareceram cidades onde a população não tem onde colocar lixo. As caixas de depósito que no Rio existem espalhadas por toda a cidade e a população ainda faz questão de jogar pontas de cigarro, papel e outros na vala e entupir os bueiros, e ainda tem coragem de reclamar por que os bueiros entopem quando caem as pesadas chuvas.///// A apresentadora do SBT Hebe Camargo deixou o Hospital Albert Einstein, onde esteve internada por 12 dias para a retirada de um tumor. Saiu produzida do jeito que sempre gostou. Que se recupere, com o astral sempre pra cima.///// E os campeonatos regionais estão rolando Brasil a fora. Na noite desta quarta feira; Vasco 2 x 1 America (Engenhão); Fluminense 3 x 0 Bangu (Maracanã); Flamengo 3 x 1 Volta Redonda (Cidade do Aço) Rio de Janeiro.///// Em São Paulo as atenções estavam voltadas para o retorno de Ronaldo e estréia de Roberto Carlos, mas a torcida viu foi o jogador Jorge Henrique que fez o gol da vitória contra ...... e o São Paulo empatou em 1 x 1 com o Mirasol. As coisas para o São Paulo não andam muito boas. Mas todo início de temporada é assim, não vai demorar p-ara o velho São Paulo assumir seu verdadeiro papel.///// A cantora Claudia Leite é a bola da vez, tem que aproveitar. Está em todas, a mulher não pode respirar que vira notícia.///// Mas, o centro das atenções do BBB10 é a policial Militar Anamara, só que seus comentários estão deixando superiores irritados, como a mídia divulga hoje: que ela só fala nas suas preferências sexuais e sacanagem, quando deveria aproveitar para enaltecer o da policia. POR HOJE É SÓ. B O M D I A ////// jovacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário