segunda-feira, 29 de novembro de 2010

jovacs2010 - RETRATANDO O DIA A DIA

Neste final de semana as atenções estavam voltadas para o Rio de Janeiro, onde a união das Forças de Segurança; Policia Militar, Civil, Federal, Exército, Aeronaútica e Marinha resolveram por fim a ação dos traficantes que há muito vinham dominando a Comunidade do Complexo do Alemão. A população brasileira acompanhava pela televisão,rádio, internet o desenrolar dos acontecimentos, e se esperava um derramento de sangue, uma vez que o lado dos marginais resolvia não se entregar. Foi dado um ´prazo para que os mesmos se entregassem, caso contrário as forças resultado da União dos Governos municipal, estadual e federal invadiriam com a estratégia montada com muita tecnologia. Como os bandidos não saiam de suas trincheiras fortemente armados, a polícia entrou com todas armas que colocaram em prática por terra e pelo ar com apoio dos helicópteros. Graças a Deus não houve confronto, pois os traficantes já tinham debandado quando viram que iam perder a guerra. Os que ficaram escondidos foram descobertos e presos, além da grande quantidade de maconha, cocainca, dinheiro, armas achados pelos policiais graças a ajuda da população que já estava cansada de viver oprimida. Mas, tenho impressão que a coisa não acaba por ai, este não foi o último ato, vamos aguardar os próximos dias. Acredito que se a união de forças marchasse
 para cima dos integrantes do MST, com certeza eles parariam de invadir fazendas, e fazer desordens por onde passam.  (J.Valentim)


Rio de Janeiro, 28 nov (EFE).- Uma operação das polícias militar, civil e federal e de homens das Forças Armadas pôs fim neste domingo ao domínio de traficantes no Complexo do Alemão, que quase não ofereceram resistência à ocupação.
A operação contou com blindados e helicópteros e começou por volta das 8h da manhã. Menos de duas horas depois, o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Mário Sérgio Duarte, já comemorava o sucesso da ação policial.
"Vencemos. Trouxemos a liberdade à população do Alemão", disse o comandante, quem ressaltou que, apesar de uma troca de tiros, os traficantes não ofereceram a resistência que eles esperavam.
As operações da Polícia e das Forças Armadas tiveram início na última quinta-feira, com a ocupação da Vila Cruzeiro, na Penha. Com o domínio da favela por policiais e militares, os criminosos abrigaram-se no vizinho Complexo do Alemão.
Blindados Mowag Piranha, da Marinha, e tanques Urutu, do Exército, encarregaram-se de abrir caminho para policiais e militares que tomaram o enorme complexo formado por 15 favelas.
Durante a troca de tiros, um homem que atirou contra os policiais morreu. Com isso, sobe para 36 o número de vítimas fatais das operações policiais no Rio, em sua maioria traficantes.
Após a tomada do Complexo do Alemão, os policiais e militares, apoiados por helicópteros de artilharia, iniciaram uma operação de busca pelos criminosos e por armas e drogas.
Vários criminosos já foram presos e a Polícia apreendeu grandes quantidades de drogas, armas e munição.
Entre os detidos neste domingo está Eliseu Felício de Souza, o "Zeu", condenado a 23 anos de prisão por ser um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, que foi torturado e morto por traficantes em junho de 2002.
Os policiais também descobriram uma mansão construída pelo chefe do tráfico no Alemão, Luciano Martiniano da Silva, conhecido como "Pezão".
A luxuosa casa, que tem três andares, ar-condicionado central, piscina, banheira de hidromassagem, sauna e uma discoteca privada, estava vazia no momento em que foi ocupada por agentes da Polícia.
Cinco horas após o início da operação, quando o controle da área já estava assegurado, os policiais içaram as bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro sobre a torre de um teleférico em construção para simbolizar a chegada do poder do Estado ao local.
"É um ato simbólico, um primeiro passo", disse a jornalistas o delegado Rodrigo Oliveira, subchefe da Polícia Civil.
O coronel Duarte ressaltou que apesar de as autoridades terem tomado rapidamente o controle do conjunto de favelas, a operação no Alemão pode durar meses. (msn)


Ator Leslie Nielsen morre aos 84 anos

O ator canadense Leslie Nielsen, estrela de comédias dos anos 80 como 'Apertem os Cintos o Piloto Sumiu' e 'Corra que a Polícia Vem Aí' morreu neste domingo, 28 de novembro, devido a complicações decorrentes de pneumonia. A notícia foi dada pelo sobrinho do ator a uma rádio canadense. Nielsen tinha 84 anos.
Nielsen morreu perto de sua casa em Fort Lauderdale, Estados Unidos, em companhia de familiares e amigos. O ator já estava hospitalizado há quase duas semanas. Seu agente, John S. Kelly, confirmou sua morte.

LEMBRANÇA – “TUBARÃO”

Era um cachorro que conviveu com nossa família durante nove anos. Nós todos amávamos aquele cachorro, com pelos em preto e amarelo, companheiro, estava sempre ao meu lado ou de algum de meus irmãos para onde fosse. Na década de 60 meus pais sempre aos domingos iam à feira. E numa determinada época do ano de 1961 Rio Branco, capital do Acre vivia um período em que a Defesa Sanitária (Zoonose) estava prendendo cachorros se encontrarem sozinhos pelas ruas, entendiam que estava sem dono. E meus pais como saiam muito cedo, na pressa amarraram o nosso Tubarão com um arame embaixo da escada e saíram. Quando eu acordei ainda muito cedo desci para dar uma pequena caminhada pelo nosso terreno em volta da casa, que também não era tão pequeno, vi a imagem do nosso amigo cachorro já sem nenhum movimento .Debaixo da escada ele deve ter forçado tanto para se soltar que o arame o enforcou. Estava morto o nosso companheiro de tantas jornadas, até, acredito que o agora sem vida, Tubarão nós tenhamos trazido quando mudamos do município de Brasiléia para a capital Rio Branco. Não precisa dizer que todos nós na minha casa choramos bastante a perda daquele cachorro que nunca esquecemos. (Jvalentim)

LEMBRANÇA II - Lembro, que com 14 anos meu pai tinha vendido nossa primeira residência e comprou uma outra casa, localizada no bairro da Cadeia Velha, bem próximo do centro da cidade e ao atravessarmos a rua estávamos à beira do Rio Acre que passa bem no centro da cidade, dividindo em dois distritos, 1º e 2º. No primeiro fica toda a parte administrativa e financeira, Palácio do Governo e no 2º, as vias térreas de comunicação com os municípios do Quinarí, Capixaba, Xapuri e Brasiléia com trânsito direto por uma estrada com uma capa asfáltica de primeira qualidade, é a BR-317 e a principal entrada e saída pela BR-364 para o Brasil e para o Mundo. Mas, voltando; numa das minhas lembranças anteriores, narrei um pouco das ações do meu pai José Coelho da Silva com relação a pesca. E, ficamos sabendo aos poucos, que na frente da nossa residência há tempos passados havia naufragado uma embarcação e nunca foi resgatada. Meu velho um determinado dia disse que ia mergulhar ali. E de posse de um pedaço de madeira com um anzol bem grande na extremidade, chamado de Bicheiro caiu na água, ele tinha muito fôlego, demorou alguns minutos, quando voltou trazia um peixe de cor escura, +- uns 70 cm, e logo alguém disse que era Cuiu,Cuiu. Saboreamos com muito gosto pela carne, como feito do meu pai que sempre me deixou orgulhoso. E esses mergulhos se tornaram comuns. (J.Valentim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário