terça-feira, 25 de maio de 2010

Jovacs Blog2010 - Retrato do Dia a Dia

COPA DO MUNDO

Desde a minha adolescência sou apaixonado por futebol. Fui atleta na minha época de colegial, levava a sério o esporte e de todas modalidades que conheci, escolhi o futebol, sem menosprezar as outras, mesmo porque na escola você precisa se empenhar em todas, é importante a nota de educação física. Depois veio o período de servir o Exército (1970), na época já estava alinhado com minha escolha. Tanto que, servi a seleção da 4ª CIA de Fronteiras, participamos de Olimpíadas em Rondônia e de amistosos oficiais. Saindo da Caserna em 1971, passei a integrar o plantel do Rio Branco Futebol Clube, a equipe considerada líder na cidade; tinha estádio próprio, Balneário com piscina etc. Sede Social localizada no centro da cidade, era o clube de maior freqüência com grandes promoções. Tudo acontecia na sede do Estrelão. Depois de passar também pelo Internacional no dia do meu casamento, 18 de outubro de 1971, enfrentei o Vasco da Gama, em seguida abandonei os campos de futebol. Passei a empunhar um microfone, profissionalmente passei a ser radialista, claro entre as muitas funções continuei dentro das quatro linhas de um campo de futebol, fazer reportagens ou como comentarista. Eu teria mais o que contar, mas deixarei para outra oportunidade, vou avançar no tempo. Desde cedo me tornei torcedor do Botafogo, acredito que a melhor fase do time de General Severiano me embriagou, àquela época que Jairzinho, Zagalo, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Gerson figuraram entre os selecionados para o escrete brasileiro. Daí para os dias hoje, nunca mais deixei de torcer pelo Botafogo. Mas, sempre tive o cuidado de não me tornar um torcedor chato, mal educado, violento. Torço, mas com respeito e coerência, jamais com paixão, paixão quero ter pela minha mulher, meus filhos e netos.

Maio de 2010, já começou o período Copa do Mundo. É uma época mágica que mexe comigo, por que sou aquele torcedor que se possível, divide com poucos os momentos de uma partida da seleção Brasileira, rola uma cervejinha ou caipira, se por ocaso não aparecer ninguém, está tudo bem. Nessa parte sou exclusivista, se eu, falar palavrão, xingar não tenho que me desculpar com ninguém que está em minha casa, se eu ficar bêbedo, estou em casa, não preciso dar satisfação. Já vivi muitas Copas do Mundo com minha família: 1986 – curtimos a Copa do em Vitória e Guarapari (ES); 1990 – Vivemos a Copa do Mundo em Campo Grande – MS; 1994 – Pernambuco (Paulista), esta foi maravilhosa com uma TV 29 Polegadas comprada à vista. Na Copa de 1998: já estávamos em Rio Branco no Acre. Em 2002> Rio de Janeiro, essa conquista foi maravilhosa com o comando de Luiz Felipe Scolari. Em 2006, quando não fomos campeões, curtimos também no Rio de Janeiro.

Estamos em 2010, no Rio de Janeiro com a certeza que os brasileiros vão decorar suas ruas como nas vezes passadas, o país inteiro se entrega ao sonho de que a seleção Brasileira vai nos brindar com mais um título, para que continuemos no TOP como a melhor seleção do Mundo. Sabemos das armadilhas, mas temos certeza que mais uma vez sairemos vitoriosos, pois somos adversários coerentes, com uma equipe competente e com o pensamento voltado para a conquista. Eu agora, me reporto à condição de brasileiros que conheci em outras plagas e que sentem a mesma adrenalina, só não expressam por que se torna difícil. Estão distante do mundo da comunicação, de quem os escute, mas, que expressam o mesmo amor pelo Brasil como seleção quando vêm à cidade e tomam conhecimento, pois muitas vezes não têm acesso nem a um rádio. JVCS

CABALA - Shmuel Lemle - EMPRESTADO - Imagine que você empresta o carro para um amigo e ele o devolve mais limpo do que antes, com o tanque cheio, uma beleza. Você vai querer emprestar o carro para este amigo outras vezes, concorda? Da mesma maneira, é importante pensar que tudo que temos é emprestado. Nada é nosso, Tudo tem um dono, o Criador, e temos que dar grande valor à maravilhosa dádiva que está sob nossos cuidados. E que dádiva é essa? Nós mesmos. Trate bem a sí mesmo. Ame a sí mesmo. O Zohar diz: "Feliz é o homem que retorna o depósito de garantia, quer dizer, a alma, ao Criador da mesma maneira como ela lhe foi entregue, isto é, não danificada". O melhor uso que você pode fazer com sua alma é usar sua  vida para compartilhar com os outros. Assim, o Criador deixará sua alma com você mais tempo.
 
 
Lei obriga escolas públicas e privadas a ter biblioteca

Da Redação*
Todas as instituições de ensino públicas e privadas do país deverão ter bibliotecas, segundo lei sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25). De acordo com o texto, "considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura".
O acervo mínimo exigido será de um livro por aluno matriculado. Caberá ao respectivo sistema de ensino adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares.
As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.
Foi publicada também no Diário Oficial desta terça a autorização para que sejam instaladas salas de aulas em presídios, destinadas a cursos de ensino básico e profissionalizante. O texto, que altera a lei nº 7.210 de 11 de julho de 1984, entra em vigor na data de sua publicação. (uol)


Atacante do Villarreal espera seguir exemplo do Fenômeno, que se recuperou de graves lesões e brilhou na Copa do Mundo de 2002

O filme parece ser repetido, mas o ator principal não é o mesmo. Em 2002, Ronaldo se recuperou de lesões graves nos joelhos e ajudou a seleção brasileira na conquista do Mundial disputado na Coreia do Sul e no Japão. Agora, a 17 dias do começo da Copa de 2010, na África do Sul, Nilmar recorda o sofrimento por que passou nos tempos em que defendeu o Timão, de 2006 a 2008. Foram 15 meses de angústia até a recuperação.
Nos gramados sul-africanos, oito anos depois da volta por cima do Fenômeno, Nilmar tem a chance de reescrever a sua história no futebol e de gravar seu nome como um dos principais atacantes do Brasil e do mundo. E para alcançar o objetivo, a trajetória de Ronaldo serve de inspiração.
- Depois que eu tive as duas lesões, eu aprendi a valorizar o futebol e a ter o respeito dos companheiros. Não é fácil. Eu tinha apenas 21 anos e fiquei muito tempo sem jogar. Tinha aquela desconfiança de saber se eu seria o mesmo jogador. Essas duas lesões só me ajudaram a crescer mais no futebol, a crescer como homem no futebol. Hoje, eu valorizo mais o futebol, a família, os amigos. Sempre tracei como objetivo voltar à seleção, para provar para mim mesmo. Sempre tive como exemplo o Ronaldo, que passou até por cirurgias piores do que as minhas. Ele voltou e foi artilheiro de uma Copa – afirmou o atacante (uol)


Dunga é "bobão" igual a todo mundo, diz Cafu

Portal Terra
SÃO PAULO - Cafu, capitão do pentacampeonato, disse que o técnico Dunga é um "bobão", igual a qualquer outra pessoa. Durante evento em Curitiba, o ex-jogador minimizou a postura séria, às vezes até mal humorada, do ex-colega de Seleção. Nos bastidores, segundo ele, o capitão do tetracampeonato e hoje treinador do Brasil é "mais relax".
"O Dunga é igual à gente, bobão, amigo, que conta piadas. É divertido como todo mundo. Um exemplo era o Felipão (técnico campeão em 2002) que todo mundo achava durão, que não brincava. Mas não tem essa, todo mundo brinca", garantiu Cafu.
Ex-capitão da Seleção na última conquista brasileira de uma Copa do Mundo, em 2002, Cafu defende o amigo e diz que a imagem de durão é reflexo da maneira séria de trabalhar do treinador e que ele sempre foi assim quando o assunto é futebol.
"O Dunga de hoje é o que vocês conheceram em 1990, 1994. Ele é o mesmo, não mudou. Todo mundo tem seu lado mais relax e é normal, mas no local de trabalho ele é muito exigente, quer ver resultados e cobra profissionalismo dos atletas e da imprensa", explicou Cafu, fazendo questão de reforçar as declarações de que ele é uma pessoa menos fechada.
Fora das quatro linhas é um cara bacana, igual a todos nós com nossos defeitos e virtudes, mas no trabalho só verão um cara sério mesmo", acrescentou.


Mulher é como um chá, nunca se sabe o quão forte ela é até colocá-la na água quente. [ Mae West ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário