domingo, 23 de janeiro de 2011

Jovacs2010 - Blog - Retratando o Dia a Dia 23 de janeiro de 2011


DE VOLTA - Depois de 9 dias transitando entre Salvador, Conceição da Feira e Feira de Santana voltamos para meu reduto no Grande Recife. Foram dias maravilhosos que adoro uma novidade.Quando saí daqui já tinha uma idéia do que conheceria, pois, antes fiz uma pesquisa na Internet sobre Conceição da Feira que a princípio será o QG, Salvador é bom rever, como foi, para saber o que foi acrescentado, e muita coisa foi feita. O foco principal era ir a Igreja do Bomfim pagar uma promessa dos idos de 1984/85 e graças a Deus consegui. Mas, conhecer Conceição da Feira foi tudo de bom, encontrar o casal que há muito não via. Feira é uma pequena cidade localizada vizinha a Feira de Santana, de um povo simples, hospitaleiro, predomina a população negra, bem estruturada, ruas calçadas, farta em alimentação e um comércio que tem de tudo um pouco, faz parte do famoso Recôncavo Baiano:  Recôncavo baianoOrigem: (Wikipédia, a enciclopédia livre.)

O Recôncavo baiano é a região geográfica localizada em torno da Baía de Todos os Santos, abrangendo a Região Metropolitana de Salvador, onde está a capital do estado da Bahia, Salvador.
As outras cidades mais importantes são: Candeias, São Francisco do Conde, município onde se localizava Refinaria de Petróleo Landulfo Alves, Madre de Deus, onde se localiza o Terminal Marítmo da Petrobras, Santo Amaro, às margens do Rio Subaé, Cachoeira, Pedra do Cavalo e São Félix, às margens do Rio Paraguaçu. A região é muito rica em petróleo e na agricultura da cana-de-açucar.
O termo, dicionarizado como brasileirismo, tem como sinônimo apenas recôncavo, na acepção de "extensa e fértil região da Bahia"[1] e deriva da situação geográfica, em torno da Baía de Todos os Santos, que guarda grande riqueza cultural e histórica.

Feira de Santana, da  região é a mais importante cidade, com uma população de 556 mil habitantes, quase se igualando à população do Estado do Acre que é de 650 mil. O comércio é muito grande com uma boa estrutura bancária, onde se destacam as grandes lojas que povoam o território Brasileiro. O clima é quente, a população miscigenada com um trânsito intenso que já dar sinais de sufocante.  
Mas gostei do mercado municipal que concentra a praça de alimentação e onde você vai encontrar o verdadeiro artesanato baiano. É bom para sentar e apreciar e até encenei tocar atabaque.
Valeu pelo descanso, por ter conhecido mais algumas cidades brasileiras, onde algumas coisas são completamente diferentes do que estamos acostumados a ver por este Brasilzão à fora. Fiquei fascinado pela saída e acesso ao Aeroporto de Salvador nuna tinha me ligado, se passa por dentro de um Bambuzal que dar o tom de verde amarelo. 
Entrada do Aeroporto Luiz E Magalhães


Nenhum comentário:

Postar um comentário