sábado, 16 de outubro de 2010

jovacs2010 - Blog - retratando dia a dia

Nasceu em uma região na Europa Central chamada Silésia, entre Alemanha Oriental e Polônia, no século XVI, ano de 1174. Filha de Bertoldo de Andech, Marquês de Meran e Conde do Tirol e de Inês, filha do Conde de Rottech, família muito numerosa e dotada de grandes riquezas e poderes. Edwiges foi criada com carinho, conforto e uma boa base religiosa.
Aos seis anos foi internada no Mosteiro de Kicing, onde recebeu uma rígida educação, aprendeu as Sagradas Escrituras e foi preparada para vida.
Ao completar doze anos, seu pai arranjou-lhe um noivo chamado Henrique, Duque da Silésia, mais tarde Duque da Polônia. Seu encantamento foi grande ao conhecer sua Noiva dotada de grande beleza interior.
Seu casamento aconteceu no ano de 1186, com a presença de nobres famílias, este acontecimento marcou a época, com longas comemorações de grande estilo. No final, Edwiges parte com seu marido, tornando-se a grande Duquesa da Silésia e da Polônia. Em seu novo lar, ela assumiu seu papel de dona de casa, e em pouco tempo conquistou todos os que estavam sobre suas ordens através da forma carinhosa de tratá-los. Transformou seu lar num grande templo de Deus, onde era respeitada e amada por todos. Aos treze anos foi mãe pela primeira vez, trazendo felicidade e luz, com o passar do tempo sua família cresceu ainda mais, ficando com o total de seis filhos. Alguns anos passaram, e por razões de rivalidades, ocorreram grandes conflitos no seio de sua família. Infelizmente por causa destas contendas a Duquesa Edwiges derramou muitas lágrimas.

Apesar de todo sofrimento ela encontrou na sua fé em Deus, forças para consolar parentes seus mais próximos. Com o passar do tempo Edwiges desapegou-se das coisas materiais e foi morar com seus amigos nas dependências do Mosteiro.
Seu marido tinha construído o Mosteiro de Trebnitz, e após sua morte, Edwiges continuou sua obra com dedicação.
Edwiges dedicou inteiramente sua vida aos pobres, doentes e aos trabalhos monásticos. Foi a personificação da humildade, amor, solidariedade, caridade e fé! Era fiel a todas as regras monásticas, mas não fez os votos religiosos! Pois queria beneficiar, pessoalmente e melhor, seus irmãos com suas riquezas.
Ela possuía virtudes de grande nobreza celestial! E as punha em prática sempre nos momentos conturbados em que conservava sua serenidade e paciência. Sua vida foi bastante austera, com penitências e jejuns. Sua vida era uma grande oração, pois seguia os exemplos dos Santos de sua Igreja. Quando Edwiges se recolhia para orar entrava num estado de graça que a fazia levitar, e certa vez foi flagrada por um Ministro de nome Boguslau que ficou deslumbrado com o quadro angelical que vira.

Sua missão na terra, com seus irmãos carentes de pão material e espiritual, consumiu inteiramente sua vida; pois ela renunciou a tudo para seguir os ensinamentos de Deus!
Certo dia Edwiges recebeu uma nobre visita de uma senhora chamada Myleísa, e passaram muito tempo a conversar. Quando chegou a hora da despedida Edwiges queria beijá-la pela última vez, pois já previa sua ida para a eternidade.
Quando se aproximava o momento de sua enfermidade, ela avisou a todos do seu convívio, chamou seu confessor Frei Mateus para ministrar o Sacramento da Unção dos Enfermos.
Foram dias de preparação para o dia de sua partida, com dias de muitas orações. Edwiges recebeu visitas de muitos Santos, foram momentos de graça e luz para todos, e finalmente no dia 15 de Outubro de 1243 ela caminhou rumo ao Pai Celestial.

Após sua morte milhares de pessoas conseguiram muitas graças por sua intercessão, e foram feitos longos estudos de sua vida e finalmente ela foi canonizada numa Missa solene no dia 15 de Outubro de 1267. Podendo ser chamada de Santa Edwiges “Protetora dos Endividados”.

•Sincretismo da Santa Edwiges: Não há.

•Devoção da Santa Edwiges: Protetora dos Pobres e Endividados.

•Data Comemorativa: 16 de Outubro. (Wikipedia)


HORÁRIO DE VERÃO - Sul, Sudeste e Centroeste
A partir da zero hora de amanhã (virada de sábado para domingo) começa o horário brasileiro de verão 2010. Hoje, quando o relógio apontar meia-noite, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora.

Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, o objetivo da medida é diminuir o consumo e a demanda de energia no país, gerando economia financeira e de recursos naturais.
Ao adiantar o ponteiro do relógio, o Brasil “ganha” mais uma hora de claridade ao final do dia. Assim, aproveita melhor a luz natural no período de suprimento mais crítico do dia (das 18h às 21h), quando as pessoas voltam para casa, tomam banho, e a iluminação pública é ativada. Participam do ajuste do horário moradores de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O horário de verão deve gerar uma economia de pelo menos R$ 80 milhões para o país, sem contar os recursos que deixarão de ser investidos na capacidade de geração de energia. No período, a redução da demanda evitará investimentos em termos de capacidade de cerca de R$ 2 bilhões, segundo informações do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp.
O horário de verão se estenderá até o dia 20 de fevereiro de 2011. Segundo Hermes Chipp, no período, o horário de maior consumo de energia passará das 18h às 21h para das 19h às 22h.
Com mais uma hora de luz natural, a expectativa é que a demanda por eletricidade caia entre 4,6% e 5% nos horários de pico. "Com maior luminosidade, o cidadão aproveita melhor o dia", completou Chipp.
Fuso

Com as mudanças trazidas pelo ajuste no relógio, o Brasil continental passará a ter três fusos horários. O primeiro é compreendido pelas unidades da federação do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), mais Goiás e Distrito Federal.
Com uma hora a menos, aparecem o Nordeste (Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão), além do Tocantins, Pará, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com duas horas a menos em relação à Brasília, estão Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia.

Eleição

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de verão não deve influenciar na divulgação dos resultados do segundo turno das eleições.
Apenas os institutos de pesquisa, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, deverão aguardar o início da apuração em cada Estado – de acordo com o fuso local – para começar a divulgar pesquisas de boca de urna.
Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, quando o horário de verão foi adiado para depois do pleito, a medida começará a vigorar este ano na data prevista - hoje à meia-noite - porque as urnas eletrônicas já estão programadas para fazer a adaptação automaticamente. (uol)

Quando marcamos a data do nosso casamento ha décadas passadas não nos preocupamos em saber que o dia 16 de outubro é dia dos endividados e que Santa Edvirgens passava a ter uma participação muito ativa na nossa vida. Passamos a participar todos os anos da festa que acontece na Igreja no bairro de São Cristovão quando ainda morávamos no Rio de Janeiro. São milhares de cristãos que visitam o altar, agradecem as graças alcançadas e pedem ajuda para pagar seus débitos. Nós também fazíamos parte destes milhares que chegavam cedo para assistir missa, acender velas e uma vez outra compravámos uma fita, uma imagem de Santa Edvirgens, sempre fizemos isso com muita fé. Sem contar que em nossas orações ela estava sempre presente. Com certeza fomos contemplados com a graça alcançada e conseguimos nos manter unidos ao longo desses anos. Somos um casal com erros e acertos como todos, mas fomos competentes para nos mantermos unidos e guerreiros ao transpor as barreiras que nunca deixaram de aparecer no nosso dia a dia. Também, somos discretos, companheiros, nos respeitamos e o mais importante é o que sentimos um pelo outro. Comemoramos a dois mais um aniversário.( Jvalentim) 

Mantenha aceso seu ideal de felicidade. Trabalhe visando ao bem próprio e ao bem da humanidade.Mas não tenha apenas a preocupação de acumular riquezas, que os vermes dstroem e a ferrugem consome. Acumule riquezas duradouras, constituidas dos benefícios que presta a seus irmãos, porque amanhã você receberá de todos a alegria da vitória, auxiliada por você.A alegria do bem que se realiza é o maior tesouro que podemos obter.( um minuto de sabedoria)   







Nenhum comentário:

Postar um comentário