terça-feira, 6 de abril de 2010

Jovacs Blog2010 - Retrato do Dia a Dia

A CHUVA NO RIO DE JANEIRO
Já chove ha mais de 14 horas no Rio de Janeiro tumultuando o trânsito, pedestres e o movimento na cidade, e a previsão é  que a chuva deve continuar.
Pelo menos três pessoas morreram e nove ficaram feridas em virtude de um deslizamento ocasionado pelas fortes chuvas que caem no Rio de Janeiro desde a tarde desta segunda-feira (05). O deslizamento aconteceu no morro do Borel, localizado no bairro da Tijuca, e, segundo a Defesa Civil do Rio, ainda há uma pessoa desaparecida no local.
As vítimas do deslizamento no morro do Borel foram uma mulher, uma adolescente de 16 anos e uma criança de cinco anos, identificada pelo nome de Ana Marcelle Barbosa. Os outros oito sobreviventes da tragédia no morro do Borrel foram encaminhados ao Hospital Geral do Andaraí e recebem atendimento. Segundo informações divulgadas pelo próprio centro de atendimento do hospital, as vítimas estão fora de risco. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro ainda procura por uma pessoa desaparecida sob os escombros de um outro desabamento no bairro do Andaraí, na zona norte da cidade. Entre às 17h e 23h desta segunda-feira (05), pelo menos 51 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil municipal, a maioria delas sobre alagamentos, quedas de barreira ou muros e ameaças de deslizamentos em áreas de risco.

As fortes chuvas no Rio começaram no final da tarde desta segunda-feira e já duram mais de treze horas. Choveu durante toda a madrugada e a cidade permanece em estado de atenção, em virtude de riscos de novos temporais no início desta terça-feira (06). As regiões mais atingidas pelas chuvas são as zonas norte e oeste da cidade.
Durante toda a tarde de ontem diversas ruas ficaram alagadas e vários carros tiveram que ser abandonados em virtude da forte correnteza que arrastou os veículos.
Segundo informações da Globo News, a cidade já tem 60 pontos de alagamento e o canal do Leblon, na zona sul da cidade, transbordou e intensificou os alagamentos na região. Ainda de acordo com emissora, no início desta madrugada o prefeito carioca, Eduardo Paes, esteve no centro de gerenciamento de emergências e disse que convocará uma reunião de emergência na manhã de hoje para traçar medidas que minimizem os transtornos causados pela chuva na capital fluminense. A Praça da Bandeira, no centro do Rio, foi uma das áreas mais atingidas pelos temporais de ontem e ainda apresenta pontos de alagamento. (uol)


da Folha Online  - Caso do cantor Baiano

O cantor de axé Netinho, que em 2008 havia revelado ser bissexual, reclamou hoje em seu blog oficial da edição de uma reportagem exibida no domingo (4) no "Fantástico", da Globo.

Na reportagem, ele foi comparado ao cantor Ricky Martin, que revelou ser homossexual na semana passada.
"Lamentável a pobre edição que fizeram da entrevista que dei a Renata Ceribelli", afirmou. "O programa desperdiçou uma bela oportunidade de aprofundar o assunto sem ser tão superficial como foi diante de tanta coisa bacana que eu falei."
Segundo ele, o motivo de ter dado a entrevista foi "poder passar a minha experiência e visão sobre o assunto".
Ele afirma que disse na entrevista que viveu uma "experiência" com uma pessoa do mesmo sexo, mas que hoje seu amor e seu desejo "podem estar direcionados a uma pessoa do sexo oposto e amanhã a uma do mesmo sexo".
"Nunca falei em lugar algum que sou 'gay' pois não gosto da conotação que esta palavra tem aqui no Brasil. E não gosto de me rotular. Em nada. Não sinto que tenho que me situar numa categoria."
"Aquilo que todos chamamos de orientação sexual deveria ser antes chamada de orientação afetiva", defende.  (uol)

Trabalhar demais pode ser tentativa de fuga dos problemas pessoais

Aproximadamente 8% dos trabalhadores em todo o mundo devotam mais de 12 horas por dia a seu emprego, segundo estudo da Universidade Jaume I, na Espanha. E esse comportamento “workaholic” - como são chamadas as pessoas viciadas em trabalho - indicaria a busca por uma fuga dos problemas pessoais. “Pessoas são workaholics apenas se, além de trabalharem excessivamente, trabalham compulsivamente com o objetivo de reduzir a ansiedade e os sentimentos de culpa que têm quando não estão trabalhando”, destaca o pesquisador Mario Del Líbano, líder do estudo.

Avaliando a utilidade da Escala Holandesa de Vício em Trabalho, os pesquisadores observaram que cerca de 12% da população espanhola sofria desse problema psicossocial, trabalhando mais de 50 horas por semana. Segundo os autores, o vício pode ser caracterizado como a “atividade de trabalho extrema, com as pessoas trabalhando fora de seu horário de trabalho, aos finais de semana e feriados, inabilidade de delegar, envolvimento desproporcional com o trabalho e foco no trabalho em detrimento da vida”.
Entre os fatores de risco para uma pessoa se tornar um workaholic, os especialistas citam pressões familiares, financeiras e sociais, o medo de perder o emprego, a competição no mercado de trabalho, a necessidade de alcançar um nível desejado de sucesso, o medo de patrões arrogantes e exigentes, altos níveis de eficiência no trabalho, e a falta de afeto pessoal, com a pessoa tentando compensá-lo no trabalho.  (uol)

SAUDADES
Em vez de um ponto,
Uma vírgula,
 Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida. (Pablo Neruda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário